O desmatamento refere-se à remoção de vegetação, geralmente florestas, em um determinado local; e no Brasil este é um problema ambiental sério, e que está ocorrendo na região Amazônica.
Uma das principais causas do desmatamento na Amazônia é a exploração ilegal de madeira, e entre os seus impactos estão a perda de habitat para diversas espécies de animais e plantas, a liberação de grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera e alterações climáticas locais.
E uma notícia ruim a respeito disso: dados recentes indicam um aumento do desmatamento na Amazônia no mês de abril de 2025, em relação ao mesmo período do ano ado. Veja os detalhes abaixo.
Os dados são do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que é baseado em sensoriamento remoto para fazer um levantamento rápido de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia Legal e no bioma cerrado.
E o Deter mostrou que houve uma alta de 55% no desmatamento da Amazônia em abril deste ano em comparação com o mesmo mês do ano ado, acendendo o alerta no governo federal.
A Amazônia teve 270 km² devastados em abril de 2025; em abril de 2024, a área total desmatada foi de 174 km². Os estados com mais alertas de desmatamento em abril foram: Amazonas, Mato Grosso e Pará.
Além disso, os dados mostram que houve uma estabilização no índice acumulado de desmate na Amazônia no período de agosto do ano ado até abril deste ano. Segundo o Deter, foram 2.542 km² devastados neste período; e este valor é só 5% menor do que os 2.686 km² registrados de agosto de 2023 até abril de 2024.
Este avanço no desmatamento preocupa autoridades ambientais por ocorrer justamente próximo do período de estiagem. A época coincide com a temporada do fogo, quando áreas desmatadas costumam ser queimadas, causando grandes perdas.
Questionada, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do país, Marina Silva, não deu detalhes sobre quais seriam as causas para este aumento em abril, mas disse que as medidas para reverter o cenário estão sendo discutidas.
Bom, no Cerrado a situação é semelhante.
A área desmatada neste bioma em abril deste ano representa mais que o dobro do tamanho desmatado na Amazônia. Os dados do Deter mostram que 690 km² foram desmatados em abril de 2025, enquanto em abril de 2024 foram 547,25 km².
Alta de 55% do desmatamento da Amazônia em abril liga o alerta no governo Lula. 08 de maio, 2025. Estadão/Redação.
Governo Lula: desmatamento na Amazônia cresce 55% em abril. 09 de maio, 2025. Loriane Comeli.
Alerta de desmatamento na Amazônia sobe 55% e acende alerta. 09 de maio, 2025. Redação G1.