Na semana ada a agência espacial NASA revelou novos detalhes de seu ambicioso Programa Artemis cujo principal objetivo é pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024! Um feito que colocaria novamente os Estados Unidos na liderança da exploração espacial.
Nos últimos 18 meses a NASA mostrou grande avanço no programa, seu mais novo e poderoso foguete já construído, o Space Launch System (SLS), está pronto, ando por uma série final de testes. Após o término bem sucedido dos testes do SLS, o foguete será levado ao Kennedy Space Center, na Flórida, onde ele será acoplado a espaçonave Orion, cápsula onde estará a bordo a tripulação. A SLS e Orion realizarão dois testes de voo ao redor da Lua para verificar seu desempenho.
3...2...1... fire.
— NASA (@NASA) September 2, 2020
The @NASA_SLS rocket booster test is in progress. pic.twitter.com/LslCGsRqzs
O programa está dividido em 3 etapas. A primeira etapa, Artemis I, consiste no primeiro voo sem astronautas da SLS e Orion, que deve ocorrer em 2021. Na etapa Artemis II, que deve ocorrer até 2023, o voo será tripulado e os astronautas pilotarão manualmente a Orion para avaliar seu manejo e desempenho no espaço. Se todos as fases anteriores forem bem sucedidas, na etapa Artemis III os astronautas finalmente chegarão à superfície lunar em 2024.
Usando trajes espaciais modernos que permitem maior flexibilidade e movimentos que os trajes usados por seus antecessores da Apollo, os astronautas coletarão amostras e conduzirão uma série de experimentos científicos ao longo de quase 7 dias sobre a superfície da Lua. Após esse período, os astronautas regressarão a órbita lunar antes de retornar à Terra, a bordo da Orion.
New suit. New tools. ️ New mission. @NASA_Astronauts are preparing now for moonwalks planned for when we land the first woman and next man on the Moon -- and they're practicing underwater to evaluate how we'll train for #Artemis missions. More: https://t.co/DPqGRKfmxH pic.twitter.com/hflHIWTbsj
— Johnson Space Center (@NASA_Johnson) September 23, 2020
Já faz quase 50 anos que a humanidade pôs os pés sobre a superfície lunar pela última vez, quando a última missão tripulada do projeto Apollo ocorreu em dezembro de 1972. Desde então houve um grande avanço tecnológico e descobertas científicas através da exploração robótica do espaço, enquanto homens e mulheres viveram e trabalharam continuamente na Estação Espacial Internacional.
Dessa vez, a NASA pretende chegar para ficar! A agência pretende construir um acampamento base Artemis na superfície da Lua até o final da década, incluindo toda a infraestrutura necessária para permitir expedições mais longas e com mais tripulação, além de uma exploração sustentável do solo lunar. Com esse estabelecimento na Lua, os primeiros os poderão ser dados rumo a uma viagem ainda mais distante para Marte, o planeta vermelho!
Desde a primeira vez em 1969, 12 pessoas já pisaram na Lua e nenhuma delas era uma mulher. O Programa Artemis pretende mudar essa história em 2024. De acordo com o da NASA, Jim Bridenstine, a primeira mulher a pisar na Lua em 2024 seria alguém com experiência de voo, que já esteve trabalhando na Estação Espacial e que já está no atual corpo de astronautas da NASA.
No momento existem 38 astronautas ativos na NASA, destes, 12 são mulheres. Elas são doutoras, cientistas, ex-agentes da CIA ou ex-pilotos do exército. Entre elas estão as astronautas Christina Koch e Jessica Meir, que realizaram a primeira caminhada espacial apenas com mulheres em outubro do ano ado.