‘Nemo encolhendo’: peixes-palhaço ficam menores para sobreviver ao calor dos oceanos

Segundo um novo estudo, os peixes-palhaço estão diminuindo de tamanho para sobreviver ao calor dos oceanos, acendendo um alerta para o aquecimento que vem sendo observado nos últimos anos. Saiba mais conosco.

Peixes-palhaço diminuíram de tamanho diante do aquecimento dos oceanos em 2023, segundo um novo estudo. Crédito: Divulgação.

Um estudo divulgado recentemente na revista Science Advances traz uma descoberta que acende o alerta para as mudanças climáticas em relação ao aquecimento dos oceanos: os autores descobriram que os peixes-palhaço, que vivem em recifes de coral, diminuíram drasticamente de tamanho quando as temperaturas dos oceanos dispararam, em 2023.

Cadê “Nemo”? Peixe-palhaço encolhe devido ao calor dos oceanos

Segundo o estudo, o comportamento desses simpáticos peixes com listras laranjas e brancas foi observado durante uma onda de calor intensa ocorrida em 2023 na costa de Papua-Nova Guiné.

Os pesquisadores estudaram pares de peixes-palhaço vivendo nos recifes da baía de Kimbe, um ponto importante para a biodiversidade marinha. Eles mediram o comprimento de 134 peixes durante cinco meses e monitoraram a temperatura da água a cada 4 a 6 dias.

Peixe-palhaço em sua anêmona hospedeira durante a onda de calor marinho de 2023 na Baía de Kimbe, Papua-Nova Guiné. Crédito: Morgan Bennett-Smith.

Os resultados revelaram que 101 dos peixes diminuíram de comprimento em uma ou mais ocasiões devido ao estresse térmico. Esta é a primeira vez que um peixe de recife de coral diminui de tamanho em resposta a condições ambientais.

Além disso, os pesquisadores observaram que as fêmeas dessa espécie ajustaram seu tamanho para permanecerem maiores que os parceiros machos, mantendo, assim, intacta a hierarquia social.

“Ficamos realmente chocados no início quando vimos que eles estavam encolhendo”, disse a pesquisadora e coautora do estudo Morgan Bennett-Smith, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

Mas como isso acontece ainda é um mistério, mas uma hipótese, segundo o estudo, é que os peixes-palhaço possam estar reabsorvendo sua própria matéria óssea. E é possível que o seu tamanho reduzido ajude a economizar energia durante os períodos de calor, já que animais menores precisam de menos comida.

Contudo, os autores destacam que esse encolhimento é temporário. Segundo a autora principal, Melissa Versteeg, da Universidade de Newcastle, o peixe analisado possui a capacidade de "se recuperar" e crescer novamente quando seu ambiente se torna menos estressante.

“Foi uma surpresa ver a rapidez com que os peixes-palhaço conseguem se adaptar a um ambiente em mudança e testemunhamos a flexibilidade com que eles regulam seu tamanho, como indivíduos e como casais reprodutores, em resposta ao estresse por calor, como uma técnica bem-sucedida para ajudá-los a sobreviver”, comentou ela em um comunicado.

Referências da notícia

'Nemo encolhendo': peixes-palhaço menores emitem alerta sobre o calor dos oceanos. 23 de maio, 2025. Helen Briggs.

Individual clown anemonefish shrink to survive heat stress and social conflict. 21 de maio, 2025. Versteeg, et al.

Shrinking Nemo: Clownfish survive heatwaves by shrinking. 21 de maio, 2025. Newcastle University/Press Office.