Por volta do próximo domingo (18), uma nova frente fria vai começar a se formar, trazendo chuvas volumosas e temperaturas ainda mais frias para o país, atingindo não somente a região Sul como também os estados do Sudeste.
Entre segunda-feira (19) e quinta-feira (22), o sistema evoluirá de maneira relativamente estacionária sobre os estados da região Sul, causando chuvas intensas especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Os acumulados totais na região sul podem chegar perto dos 100 mm de chuva.
Aos poucos, o sistema se deslocará para norte, atingindo também Santa Catarina e Paraná, chegando ao sudeste por volta da sexta-feira (23).
Entre a sexta-feira (23) e o domingo (25), o sistema causará pancadas de chuva significativas apenas na região litorânea de São Paulo e em todo o estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, a frente fria atingirá também o Espírito Santo e o sul e leste de Minas Gerais, mas as mudanças de tempo mais significativas ocorrerão em território paulista e fluminense.
Ao total, os acumulados podem chegar a 50 mm totais em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas não devem ultraar este volume. Isso significa que há potencial para pequenos alagamentos e quedas de galhos de árvores, mas a chuva não deve causar grandes transtornos para a população.
Após sua agem, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem mais ainda na região sudeste, sendo sentida especialmente em São Paulo (inclusive litoral sul e região metropolitana) e no Rio de Janeiro, onde as temperaturas caem alguns graus.
As temperaturas mínimas durante o final de semana dos dias 24 e 25 de maio serão, portanto, expressivamente mais frias na região Sudeste, com alguns municípios registrando temperaturas inferiores a 10°C durante a madrugada e o início da manhã.
Como ainda falta um bom tempo para que a frente fria chegue ao sudeste, os dias exatos da sua agem e a intensidade do sistema ainda podem variar bastante na previsão. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações aqui na Meteored / Tempo.com.