Situada a mais de 1.335 metros de altitude na Serra Catarinense, Urupema é reconhecida como a cidade mais fria do Brasil. Suas baixas temperaturas atraem turistas que buscam fugir do calor intenso, e no inverno, a cidade oferece experiências únicas e paisagens encantadoras.
Esse frio rigoroso se tornou símbolo da cidade, consolidando-a como um destino charmoso e muito procurado por quem quer vivenciar o frio mais intenso que o Brasil pode oferecer.
Apesar de não possuir estrutura formal para esportes de inverno, como esqui e snowboarding, Urupema é ideal para trilhas e caminhadas em meio à neve. Guias locais oferecem roteiros com segurança e explicações sobre a fauna e flora serranas. A cidade também é um prato cheio para quem gosta de fotografias de inverno, com paisagens deslumbrantes e únicas.
A cidade é cercada por araucárias e montanhas, proporcionando um cenário perfeito para atividades ao ar livre. Visitantes podem praticar trekking, explorando trilhas cobertas de neve. As cachoeiras que podem ser visitadas são um espetáculo à parte, e as pousadas da região oferecem grande conforto e aconchego aos visitantes.
E falando das araucárias, entre março e junho, ocorre a Revoada do Papagaio-Charão, um fenômeno natural em que milhares destes papagaios se reúnem para se alimentar dos pinhões das araucárias, atraindo observadores de aves e amantes da natureza de todo o país.
Um dos maiores atrativos de Urupema é, no entanto, é a famosa cascata congelada, um fenômeno raro e impressionante que acontece apenas nos dias mais gelados do ano.
A cascata que congela está localizada no alto do Morro das Torres (também conhecido como Serra do Campo Novo). Formada por duas quedas d’água, a cascata se transforma em grandes estruturas de gelo nos dias mais frios do ano, criando um visual incrível que mais parece ter saído de um filme.
Devido à sua raridade e visual deslumbrante, o fenômeno impressiona os visitantes que têm a sorte de presenciá-lo. A cascata chega a parecer completamente parada, formando diversas estalactites de gelo por todo o percurso da queda d’água.
A cerca de 200 km de Florianópolis, Urupema pode ser ada através de estradas asfaltadas, o que torna a viagem de carro uma opção conveniente. Para quem opta por viajar de avião, no entanto, há também opções como o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, que oferece voos para a região, embora a disponibilidade de horários seja muito menor em comparação a aeroportos maiores.
Independentemente da viagem ou da estação em que for visitada, Urupema oferece uma experiência única no Brasil: frio intenso, natureza exuberante e fenômenos naturais inesquecíveis.