Por volta da segunda-feira (26) da semana que vem, um intenso ciclone vai se configurar sobre o oceano Atlântico, na altura da Argentina. O fenômeno trará uma frente fria intensa para a região Sul, que avançará entre a quarta-feira (28) e a quinta-feira (29) pelo país.
O sistema causará chuvas fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com possibilidade de acumulados de até 100 mm de chuva especialmente no estado gaúcho, o que pode causar transtornos para a população.
Entre a terça-feira (27) e a quinta-feira (29), o sistema também causará chuvas na região Sudeste (especialmente São Paulo) e no Mato Grosso do Sul, embora os acumulados nestes estados sejam menores e não ultraem os 50 mm.
Após a agem dessa frente fria, uma intensa massa de ar polar - a primeira do ano - também avançará pelo país, fazendo as temperaturas caírem de maneira pronunciada.
Com a entrada da massa de ar frio, haverá uma queda brusca das temperaturas que será sentida em toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e também em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul a partir da quarta-feira (28).
Há risco de temperaturas negativas serem registradas na região serrana de Santa Catarina e do Paraná, com geadas intensas se formando nestes estados, como pode ser observado na imagem abaixo:
Além disso, também é possível observar que, ao longo da quinta-feira (29), tanto o Mato Grosso do Sul quanto São Paulo registrarão temperaturas muito baixas, inferiores a 10°C, com quedas expressivas de temperatura sendo sentidas em parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também.
Alguns modelos de previsão ainda indicam a possibilidade de que o avanço da massa de ar frio cause uma queda ainda mais expressiva das temperaturas. O modelo americano GFS indica possibilidade de temperaturas abaixo de zero em grande parte de Santa Catarina, sul do Paraná e norte do Rio Grande do Sul:
Por isso, tudo indica que essa massa de ar polar que entra no país na semana que vem causará uma onda de frio intensa em diversos estados brasileiros.
Como ainda falta um bom tempo para a entrada dessa massa de ar polar, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão aqui na Meteored / Tempo.com - e nem de conferir as previsões específicas para o seu município que estão disponíveis por aqui.